Geração ozônio

Geração ozônio
Princípio básico de como o ozônio é gerado

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ozônio para evitar Trihalometano, derivado do metano e relacionado às doenças cancerígenas.

Já ouvimos muito falar dos Romanos, porém quantos de nós sabemos que uma grande baixa do império Romano se deve ao envenenamento por chumbo, proveniente da encanação da época. Optei por começar assim esta postagem de hoje porque muito se preocupa com as crises mundiais porém só depois que toma uma proporção muito grande na mídia, pois bem e se a mídia hoje falasse que o cloro em contato com matéria orgânica gera subprodutos como mencionei em post passado como a cloramina e também um elemento chamado Trihalometano que pode causar câncer, qual seria a reação do público?

Hoje o saneamento de uma cidade é feito com uma dosagem muito grande de cloro para abastecer nossas casas e será que esta é uma quantidade correta será que não existe uma concentração grande de Trihalometano, corremos um risco diariamente ao beber essa agua ou até mesmo em absorção pela pele no banho.

O risco de desenvolver doenças cancerígenas é muito grande, por isso hoje estamos em busca de meios alternativos para tratamento da água que sejam menos nocivos a saúde do ser humano e é nesse contexto que a utilização do ozônio começa a ser discutida. O ozônio é de longe o mais eficaz desinfetantes, a maneira como ocorre a destruição dos micro-organismos, levando à neutralização da célula em poucos milésimos de segundo e o melhor sem deixar residual. O cloro, por exemplo, atua por difusão através da parede celular, para depois atuar no interior da célula em elementos como enzimas, proteínas, DNA e RNA. 

Segue um comparativo entre os sistemas de tratamento feito pela SNATUAL


Ao destruir as células bacterianas o ozônio volta a ser oxigênio, mesmo que uma empresa responsável pelo sistema de tratamento da sua cidade hoje optar pelo tratamento com o ozônio devemos lembrar que nossos encanamentos muitas vezes são velhos e enferrujados ocorrendo uma nova contaminação até chegar em nossa caixa da água por isso o uso do cloro não deve ser descartado completamente, para não ter este risco de contaminação uma vez que o ozônio já fora oxidado. Da mesma forma acontece em um tratamento de piscina ela deve sempre conter um mínimo exigido pela vigilância sanitária entre 0,5 ppm e 3ppm

Agora como ficar fora de riscos de contaminação uma vez que podemos nos deparar com todos estas situações mencionadas anteriormente, digo que a solução inovadora do momento é a compra de um gerador de ozônio para caixa da água. 
Uma simples instalação que resolverá muito de nossos problemas.







terça-feira, 9 de junho de 2015

Piscinas com ozônio

Existe hoje uma dificuldade muito grande para tratar a água de uma piscina devido a carga microbiológica não retida no filtro, Já ouvi milhares de vezes os proprietários de piscina dizer a famosa frase "piscina só é bom na casa dos outros", devido ao trabalho em manter limpa, a seguir tentarei explicar um pouco o porque não se consegue alcançar a água cristalina.

Fator 1 e o mais importante, ALCALINIDADE, deve se manter entre 80 e 120 ppm (partículas por milhão, exemplo 1gr/1m³), de nada adianta tentar corrigir pH de piscina se a alcalinidade não estiver dentro deste parâmetro.

alcalinidade conhecido também como o "tampão natural da água" é a capacidade de um sistema aquoso neutralizar os ácidos sem perturbar as atividades biológicas de forma extrema. Existe um estojo para medir e nele contém duas soluções químicas e um frasco que deve ser colocado 25ml de água, depois disso você deverá pingar 5 gotas da solução 2 por primeiro deixando a água azul e para cada gota pingada da solução um representa 10 ppm, sempre agitando após cada gota pingada, portanto o resultado deve estar entre 8 a 12 gotas, que vai ser quando a água trocar de cor (de azul para vermelho), isso vai ajudar a não alterar o pH na primeira vez que for usada ou até mesmo em uma primeira chuva.



Se a alcalinidade não estiver dentro do ppm desejado deverá ser acrescentado o elevador de alcalinidade, pois o seu pH será falso uma hora vai estar ácido e em pouco tempo poderá estar básico.

Se você já pingou mais de 14 gotas e a água ainda não trocou de cor, pare de contar, será necessário utilizar o redutor de pH.


Vamos ao pH agora, para entender melhor o que é um pH ácido ou um pH básico (alcalino), seguem alguns exemplos:

Ácido de bateria = pH 1
Vinagre =  pH entre 2,4 a 3,4
Cerveja = pH 4
Café = pH 5
Leite = ph entre 6,3 e 6,6
Água pura = pH 7
Lágrima dos olhos = pH 7,1
Sangue humano = pH 7,4
Água do mar = 8
Sabonete = ph entre 8 e 9
Água sanitária = ph 12,5

Segundo a lei 10.818 de tratamento de piscinas o pH deve se manter entre 7,2 e 7,8

Compre um estojo de teste



Perceba que no lado direito que marca o pH o estojo só atende entre 6,8 e 8,2, no seu lado esquerdo o estojo marca a quantidade e aqui um erro muito grande de muitos comunicadores dizer que se mede o cloro livre e que não é verdade, esta quantidade de ppm que aparece é = cloro total (cloro ativo + cloramina)  a cloramina é um subproduto do cloro que causa desconforto na água e vai te dar um dado errado de quanto cloro "bom" que é o qual vai tratar e proteger sua piscina.  Existe uma fita no mercado que é a mais precisa para saber a quantidade de cloro ativo na sua piscina, este  é o mais próximo da realidade de dar a quantidade de ppm de cloro ativo.


 


O ozônio entra como o tratamento para substituir o cloro, porém deverá manter uma quantidade entre 0,5 e 1 ppm de cloro livre na água para fazer a proteção da água, lembrando que o ozônio é um equipamento eletrônico e somente estará tratando a piscina quando ligado. Ou seja após acionar a bomba para realizar a recirculação da água para passar pelo filtro e depois o ozônio, a água estará tratada porém desprotegida, lembrando que o ozônio não deixa residual, se volatiza voltando a ser uma molécula de oxigênio (o2) no ambiente.




Today there is a great difficulty to treat water from a pool, to eliminate microbiological load, I've heard thousands of times pool owners say the famous phrase "pool is only good in their other" at work to keep clean, then I try to explain a bit why you can not achieve clear water.

Factor 1 and most importantly, ALKALINITY, should remain between 80 and 120 ppm (parts per million, eg 1gr / 1m³), there is no point trying to correct pH of pool if alkalinity is not within this parameter.

Alkalinity also known as "natural water buffer" is the ability of an aqueous system neutralize acids without disturbing the biological activities of extreme form. There is a case to measure and it contains two chemical solutions and a bottle should be placed 25 ml of water, after that you should drop 5 drops of solution 2 by first leaving the blue and for each dripped drop solution represents 10 ppm, always swirling after each drop dripped, so the result must be between 8-12 drops, it will be when the water change color (from blue to red), this will help not change the pH the first time it is used or even a first even in rain.

If alkalinity is not within the desired ppm should be added the alkalinity lift because its pH is false an hour will be acid and soon may be basic.

If you already dripped over 14 drops and the water does not even changed color, stop counting, you must use pH reducer.


Let's pH now, to better understand what is an acidic pH or basic pH (alkaline), are some examples:

Battery Acid pH = 1
Vinegar pH = 2.4 to 3.4
Beer pH = 4
Coffee = pH 5
Milk = pH between 6.3 and 6.6
Pure water pH = 7
Tear the eyes = pH 7.1
Human blood pH = 7.4
Sea water = 8
Soap = ph between 8 and 9
Bleach pH = 12.5

According to 10.818 law swimming pool treatment the pH must remain between 7.2 and 7.8


Ozone enters as the treatment to replace chlorine, but should keep an amount between 0.5 and 1 ppm of free chlorine in the water to make the protection of water, remembering that the ozone is an electronic device and will only treating the pool when it is on. After trigger the pump to carry out the recirculation of the water to pass through the filter and then the ozone, the water is treated but unprotected, noting that ozone leaves no residual, not volatilize back to being an oxygen molecule (O2) in the environment.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Processo de tratamento da ETA (estação de tratamento de água)

Achei uma material muito interessante no site da Sabesp e estou compartilhando em meu blog.

site.sabesp.com.br/uploads/file/flash/tratamento_agua.swf

A animação mostra muito bem como são as etapas de um tratamento desde a captação da água em uma represa, rio até a entrega para a comunidade que podem ser feita da mesma forma em uma empresa para a função de reuso.


01 - Represa
02 - Captação e Bombeamento
03 - Pré cloração/Pré-alcalinização/Coagulação
04 - Floculação
05 - Decantação
06 - Filtração
07 - Ozonização/Cloração/Fluoretação
08 - Reservatório
09 - Distribuição
10 - Redes de distribuição
11 - Cidade

Após a captação, a água é bombeada para as Estações de Tratamento de Água, depois de bombeada, a água passará por um processo de tratamento, passando por diversas etapas explicadas a seguir:

  1. Adição de cloro assim que a água chega à estação para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais. 
  2. Adição de cal ou soda à água para ajustar o ph aos valores exigidos para as fases seguintes do tratamento. 
  3. Adição de sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água para provocar a desestabilização elétrica das partículas de sujeira, facilitando sua agregação.
Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.

Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água caem e se depositam no fundo do decantador. Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas, estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida, mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção. 

  • A cloração consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de microrganismos presentes na água. 

"Nesta etapa, aconselho ser trocada por ozonização, pois como expliquei em posts anteriores o ozônio é 3125 vezes mais rápido que o cloro, portanto vai matar os microrganismos em questões de segundos, até mesmo as bactérias, protozoários mais difíceis de eliminar como a E-Coli, Cryptosporidium e Giardia que possuem uma capa proteica e não são eliminados pelo UV-C (tratamento com luz ulta violeta) o ozônio age direto no núcleo do micro organismo não deixando assim ele se fortalecer ou regenerar diferente do cloro que demora muito até chegar no núcleo e ainda libera um subproduto, que é chamado de Cloramina enquanto está fazendo a oxidação. A cloramina é o vilão da saúde nas piscinas e é quem pode alterar um sabor do alimento em uma sanitização dependendo da quantidade". Depois da ozonização, deve ser feita a cloração para atender a vigilância sanitária de proteger a água. Veja que trocamos o ozônio pelo cloro na parte de tratamento mas a cloração deve ser mantida para a proteção.

A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária.  

Após o tratamento, a água tratada é armazenada inicialmente em reservatórios de distribuição e depois em reservatórios de bairros, espalhados em regiões estratégicas das cidades.

Desses reservatórios a água vai para as tubulações maiores (denominadas adutoras) e depois para as redes de distribuição até chegar aos domicílios. 

Depois das redes de distribuição, a água geralmente é armazenada em caixas d'água. A responsabilidade da Sabesp é entregar água até a entrada da residência onde estão o cavalete e o hidrômetro (o relógio que registra o consumo de água). A partir daí, o cliente deve cuidar das instalações internas e da limpeza e conservação do reservatório.  

Como a empresa responsável por entregar a água tratada para a comunidade só se responsabiliza pelas etapas até a chegada em nossas residências, lojas ou empresas, recomendo um aparelho de ozônio para colocar dentro da caixa da água, não tendo o trabalho de ficar clorando de tempo em tempo, uma etapa quase que obrigatória que muitos não realizam e também postergando a limpeza uma vez que é acoplado um filtro junto com o gerador de ozônio.


01 - Dam
02 - Capture and Pumping
03 - Pre chlorination / Pre-alkalizing / Coagulation
04 - Flocculation
05 - Decanting
06 - Filtration
07 - ozonation / chlorination / Fluoridation
08 - Reservoir
09 - Distribution
10 - Distribution networks

11 - City

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Características do ozônio


• O ozônio é um oxidante extremamente eficiente

• Chega a ser até 3125 vezes mais rápido que o cloro na inativação de bactérias;

• Por não ter residual, (uma vez que faz a oxidação ele volta a ser o2) não possuí nenhum sub-produto, diferente do cloro que quando reage gera a cloramina, a cloramina causa diversos desconfortos, alguns dos desconfortos gerados:

Irritação nos olhos (olhos vermelhos)
Pele e cabelo ressecados
Agrava problemas alérgicos (sinusite, rinite, bronquite, asma, etc...)
Cheiro de cloramina em ambiente coberto ("que lembra o cheiro de cloro")
Pode alterar o sabor do alimento, quando este sanitizado com uma quantia maior do que o necessário

• É gerado a partir do oxigênio, portanto não precisa ser armazenado assim como produtos químicos e o problema de insalubridade (NR15) é reduzido praticamente a 0.


• Massa molecular: 48,0

• Ponto de ebulição a 1 atm: - 111,9 ºC

• Ponto de fusão a 1 atm: - 192,5 ºC

• Massa específica do gás: 2,14 g/litro

• Meia-vida em água a 20 ºC: 20 minutos



• Ozone is a highly effective oxidant

It is even up to 3125 times faster than chlorine in inactivating bacteria;

Without leaving residual, (as it makes the oxidation it back to o2) does not possess any by-product, other than chlorine that reacts when it generates the chloramine, chloramine cause many discomforts, some of the discomforts generated:

Eye irritation (red eyes)
Skin and hair dry
Aggravated allergy problems (sinusitis, rhinitis, bronchitis, asthma, etc ...)
Smell of chloramine in indoor environment ("reminiscent of the smell of chlorine")

You can alter the taste of the food when it sanitized with a larger amount than necessary

• It is generated from oxygen, so there needs to be stored as well as chemicals and unsanitary problem (NR15) is reduced almost to 0.


• Molecular mass: 48.0

• Boiling point at 1 atm: - 111.9 ° C

• Melting point at 1 atm: - 192.5 ° C

• the gas specific weight: 2.14 g / liter

• Half-life in water at 20 ° C: 20 minutes

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Conceito

ozônio, ou ozonotrioxigênio ou trioxigénio segundo a nomenclatura da IUPAC é um alótropo triatômico (O3) do oxigênio muito menos estável que o diatômico O2. É uma molécula composta por três átomos de oxigênio. Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta que vem do sol, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio.

As empresas do ramo de ozônio se baseiam neste conceito chamado "Corona", através de uma descarga elétrica separa a molécula de oxigênio em átomo dentro de uma célula que em questões de nano segundos se juntam novamente ou em molécula de oxigênio novamente ou em forma de ozônio (3 átomos de oxigênio explicadas anteriormente) desta maneira funcionam os geradores de ozônio usado para tratamento de água, ar, ETE´s (estação de tratamento de esgoto), ETA´s (estação de tratamento de água) e até mesmo de uma forma medicinal ainda não aprovado por lei este uso no Brasil.

A aplicação do ozônio para tratamento de água na Europa é mais comum que no Brasil que ainda engatinhamos para este sistema que poderá ser usado para resolver muitos dos problemas hoje encontrado no mundo como o reaproveitamento de água devido as secas, ou até mesmo um tratamento de água de poço para poder entregar um produto livre de qualquer contaminante, hoje os principais contaminantes encontrados na água são a Giardia e o Crypstoporidium e também a presença de metais pesados.

Vou estar disponibilizando sempre que possível material sobre cada aplicação com base em experiências e vendas realizadas. 


The ozone, According to IUPAC nomenclature is an allotrope triatômico (O3) of much less stable diatomic oxygen O2. It is a molecule composed of three oxygen atoms. Is formed when oxygen molecules (O2) are broken due to ultraviolet radiation from the sun, and the separate atoms are combined individually with other oxygen molecules.


This concept called "Corona" through an electrical discharge separates the oxygen atom within the molecule into a cell in nanoseconds issues join again or oxygen molecule or again in the form of Ozone

Ozone generators are used for treatment of water, air, ETE's (sewage treatment plant), ETA's (water treatment plant) and even a medicinal forms not approved by law later this use in Brazil.