Geração ozônio

Geração ozônio
Princípio básico de como o ozônio é gerado

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Processo de tratamento da ETA (estação de tratamento de água)

Achei uma material muito interessante no site da Sabesp e estou compartilhando em meu blog.

site.sabesp.com.br/uploads/file/flash/tratamento_agua.swf

A animação mostra muito bem como são as etapas de um tratamento desde a captação da água em uma represa, rio até a entrega para a comunidade que podem ser feita da mesma forma em uma empresa para a função de reuso.


01 - Represa
02 - Captação e Bombeamento
03 - Pré cloração/Pré-alcalinização/Coagulação
04 - Floculação
05 - Decantação
06 - Filtração
07 - Ozonização/Cloração/Fluoretação
08 - Reservatório
09 - Distribuição
10 - Redes de distribuição
11 - Cidade

Após a captação, a água é bombeada para as Estações de Tratamento de Água, depois de bombeada, a água passará por um processo de tratamento, passando por diversas etapas explicadas a seguir:

  1. Adição de cloro assim que a água chega à estação para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais. 
  2. Adição de cal ou soda à água para ajustar o ph aos valores exigidos para as fases seguintes do tratamento. 
  3. Adição de sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água para provocar a desestabilização elétrica das partículas de sujeira, facilitando sua agregação.
Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.

Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água caem e se depositam no fundo do decantador. Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas, estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida, mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção. 

  • A cloração consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de microrganismos presentes na água. 

"Nesta etapa, aconselho ser trocada por ozonização, pois como expliquei em posts anteriores o ozônio é 3125 vezes mais rápido que o cloro, portanto vai matar os microrganismos em questões de segundos, até mesmo as bactérias, protozoários mais difíceis de eliminar como a E-Coli, Cryptosporidium e Giardia que possuem uma capa proteica e não são eliminados pelo UV-C (tratamento com luz ulta violeta) o ozônio age direto no núcleo do micro organismo não deixando assim ele se fortalecer ou regenerar diferente do cloro que demora muito até chegar no núcleo e ainda libera um subproduto, que é chamado de Cloramina enquanto está fazendo a oxidação. A cloramina é o vilão da saúde nas piscinas e é quem pode alterar um sabor do alimento em uma sanitização dependendo da quantidade". Depois da ozonização, deve ser feita a cloração para atender a vigilância sanitária de proteger a água. Veja que trocamos o ozônio pelo cloro na parte de tratamento mas a cloração deve ser mantida para a proteção.

A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária.  

Após o tratamento, a água tratada é armazenada inicialmente em reservatórios de distribuição e depois em reservatórios de bairros, espalhados em regiões estratégicas das cidades.

Desses reservatórios a água vai para as tubulações maiores (denominadas adutoras) e depois para as redes de distribuição até chegar aos domicílios. 

Depois das redes de distribuição, a água geralmente é armazenada em caixas d'água. A responsabilidade da Sabesp é entregar água até a entrada da residência onde estão o cavalete e o hidrômetro (o relógio que registra o consumo de água). A partir daí, o cliente deve cuidar das instalações internas e da limpeza e conservação do reservatório.  

Como a empresa responsável por entregar a água tratada para a comunidade só se responsabiliza pelas etapas até a chegada em nossas residências, lojas ou empresas, recomendo um aparelho de ozônio para colocar dentro da caixa da água, não tendo o trabalho de ficar clorando de tempo em tempo, uma etapa quase que obrigatória que muitos não realizam e também postergando a limpeza uma vez que é acoplado um filtro junto com o gerador de ozônio.


01 - Dam
02 - Capture and Pumping
03 - Pre chlorination / Pre-alkalizing / Coagulation
04 - Flocculation
05 - Decanting
06 - Filtration
07 - ozonation / chlorination / Fluoridation
08 - Reservoir
09 - Distribution
10 - Distribution networks

11 - City

Nenhum comentário:

Postar um comentário