Geração ozônio

Geração ozônio
Princípio básico de como o ozônio é gerado

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ozônio para evitar Trihalometano, derivado do metano e relacionado às doenças cancerígenas.

Já ouvimos muito falar dos Romanos, porém quantos de nós sabemos que uma grande baixa do império Romano se deve ao envenenamento por chumbo, proveniente da encanação da época. Optei por começar assim esta postagem de hoje porque muito se preocupa com as crises mundiais porém só depois que toma uma proporção muito grande na mídia, pois bem e se a mídia hoje falasse que o cloro em contato com matéria orgânica gera subprodutos como mencionei em post passado como a cloramina e também um elemento chamado Trihalometano que pode causar câncer, qual seria a reação do público?

Hoje o saneamento de uma cidade é feito com uma dosagem muito grande de cloro para abastecer nossas casas e será que esta é uma quantidade correta será que não existe uma concentração grande de Trihalometano, corremos um risco diariamente ao beber essa agua ou até mesmo em absorção pela pele no banho.

O risco de desenvolver doenças cancerígenas é muito grande, por isso hoje estamos em busca de meios alternativos para tratamento da água que sejam menos nocivos a saúde do ser humano e é nesse contexto que a utilização do ozônio começa a ser discutida. O ozônio é de longe o mais eficaz desinfetantes, a maneira como ocorre a destruição dos micro-organismos, levando à neutralização da célula em poucos milésimos de segundo e o melhor sem deixar residual. O cloro, por exemplo, atua por difusão através da parede celular, para depois atuar no interior da célula em elementos como enzimas, proteínas, DNA e RNA. 

Segue um comparativo entre os sistemas de tratamento feito pela SNATUAL


Ao destruir as células bacterianas o ozônio volta a ser oxigênio, mesmo que uma empresa responsável pelo sistema de tratamento da sua cidade hoje optar pelo tratamento com o ozônio devemos lembrar que nossos encanamentos muitas vezes são velhos e enferrujados ocorrendo uma nova contaminação até chegar em nossa caixa da água por isso o uso do cloro não deve ser descartado completamente, para não ter este risco de contaminação uma vez que o ozônio já fora oxidado. Da mesma forma acontece em um tratamento de piscina ela deve sempre conter um mínimo exigido pela vigilância sanitária entre 0,5 ppm e 3ppm

Agora como ficar fora de riscos de contaminação uma vez que podemos nos deparar com todos estas situações mencionadas anteriormente, digo que a solução inovadora do momento é a compra de um gerador de ozônio para caixa da água. 
Uma simples instalação que resolverá muito de nossos problemas.







terça-feira, 9 de junho de 2015

Piscinas com ozônio

Existe hoje uma dificuldade muito grande para tratar a água de uma piscina devido a carga microbiológica não retida no filtro, Já ouvi milhares de vezes os proprietários de piscina dizer a famosa frase "piscina só é bom na casa dos outros", devido ao trabalho em manter limpa, a seguir tentarei explicar um pouco o porque não se consegue alcançar a água cristalina.

Fator 1 e o mais importante, ALCALINIDADE, deve se manter entre 80 e 120 ppm (partículas por milhão, exemplo 1gr/1m³), de nada adianta tentar corrigir pH de piscina se a alcalinidade não estiver dentro deste parâmetro.

alcalinidade conhecido também como o "tampão natural da água" é a capacidade de um sistema aquoso neutralizar os ácidos sem perturbar as atividades biológicas de forma extrema. Existe um estojo para medir e nele contém duas soluções químicas e um frasco que deve ser colocado 25ml de água, depois disso você deverá pingar 5 gotas da solução 2 por primeiro deixando a água azul e para cada gota pingada da solução um representa 10 ppm, sempre agitando após cada gota pingada, portanto o resultado deve estar entre 8 a 12 gotas, que vai ser quando a água trocar de cor (de azul para vermelho), isso vai ajudar a não alterar o pH na primeira vez que for usada ou até mesmo em uma primeira chuva.



Se a alcalinidade não estiver dentro do ppm desejado deverá ser acrescentado o elevador de alcalinidade, pois o seu pH será falso uma hora vai estar ácido e em pouco tempo poderá estar básico.

Se você já pingou mais de 14 gotas e a água ainda não trocou de cor, pare de contar, será necessário utilizar o redutor de pH.


Vamos ao pH agora, para entender melhor o que é um pH ácido ou um pH básico (alcalino), seguem alguns exemplos:

Ácido de bateria = pH 1
Vinagre =  pH entre 2,4 a 3,4
Cerveja = pH 4
Café = pH 5
Leite = ph entre 6,3 e 6,6
Água pura = pH 7
Lágrima dos olhos = pH 7,1
Sangue humano = pH 7,4
Água do mar = 8
Sabonete = ph entre 8 e 9
Água sanitária = ph 12,5

Segundo a lei 10.818 de tratamento de piscinas o pH deve se manter entre 7,2 e 7,8

Compre um estojo de teste



Perceba que no lado direito que marca o pH o estojo só atende entre 6,8 e 8,2, no seu lado esquerdo o estojo marca a quantidade e aqui um erro muito grande de muitos comunicadores dizer que se mede o cloro livre e que não é verdade, esta quantidade de ppm que aparece é = cloro total (cloro ativo + cloramina)  a cloramina é um subproduto do cloro que causa desconforto na água e vai te dar um dado errado de quanto cloro "bom" que é o qual vai tratar e proteger sua piscina.  Existe uma fita no mercado que é a mais precisa para saber a quantidade de cloro ativo na sua piscina, este  é o mais próximo da realidade de dar a quantidade de ppm de cloro ativo.


 


O ozônio entra como o tratamento para substituir o cloro, porém deverá manter uma quantidade entre 0,5 e 1 ppm de cloro livre na água para fazer a proteção da água, lembrando que o ozônio é um equipamento eletrônico e somente estará tratando a piscina quando ligado. Ou seja após acionar a bomba para realizar a recirculação da água para passar pelo filtro e depois o ozônio, a água estará tratada porém desprotegida, lembrando que o ozônio não deixa residual, se volatiza voltando a ser uma molécula de oxigênio (o2) no ambiente.




Today there is a great difficulty to treat water from a pool, to eliminate microbiological load, I've heard thousands of times pool owners say the famous phrase "pool is only good in their other" at work to keep clean, then I try to explain a bit why you can not achieve clear water.

Factor 1 and most importantly, ALKALINITY, should remain between 80 and 120 ppm (parts per million, eg 1gr / 1m³), there is no point trying to correct pH of pool if alkalinity is not within this parameter.

Alkalinity also known as "natural water buffer" is the ability of an aqueous system neutralize acids without disturbing the biological activities of extreme form. There is a case to measure and it contains two chemical solutions and a bottle should be placed 25 ml of water, after that you should drop 5 drops of solution 2 by first leaving the blue and for each dripped drop solution represents 10 ppm, always swirling after each drop dripped, so the result must be between 8-12 drops, it will be when the water change color (from blue to red), this will help not change the pH the first time it is used or even a first even in rain.

If alkalinity is not within the desired ppm should be added the alkalinity lift because its pH is false an hour will be acid and soon may be basic.

If you already dripped over 14 drops and the water does not even changed color, stop counting, you must use pH reducer.


Let's pH now, to better understand what is an acidic pH or basic pH (alkaline), are some examples:

Battery Acid pH = 1
Vinegar pH = 2.4 to 3.4
Beer pH = 4
Coffee = pH 5
Milk = pH between 6.3 and 6.6
Pure water pH = 7
Tear the eyes = pH 7.1
Human blood pH = 7.4
Sea water = 8
Soap = ph between 8 and 9
Bleach pH = 12.5

According to 10.818 law swimming pool treatment the pH must remain between 7.2 and 7.8


Ozone enters as the treatment to replace chlorine, but should keep an amount between 0.5 and 1 ppm of free chlorine in the water to make the protection of water, remembering that the ozone is an electronic device and will only treating the pool when it is on. After trigger the pump to carry out the recirculation of the water to pass through the filter and then the ozone, the water is treated but unprotected, noting that ozone leaves no residual, not volatilize back to being an oxygen molecule (O2) in the environment.